quarta-feira, 30 de março de 2011

“ O trigo que é dourado fará lembrar-me de ti...”


“Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo…   (A raposa para o pequeno príncipe)” Exupèry



E o nosso pequeno príncipe se foi...  O  Juanzinho já não está mais aqui. No dia do seu terceiro aniversário os médicos constataram a morte cerebral. E a gente fica a pensar que anjo era esse que passou como um cometa, num sorriso inesquecível.  O cabelinho era dourado, nos vídeos que vimos postados pela Dayane, a mãe dele. “ E o trigo que é dourado fará lembrar-me de ti...” E eu vou seguir amando os pequenos príncipes, os anjos meninos, os cometas, as estrelas, e as mensagens de luz que resta deles.

Era tão puro
Devia mesmo ter vindo
De uma estrela
Era um príncipe
_ eu juro
E tinha uns olhos
Postos
Muito além de nós
De algum jardim.
O que tanto
O tornava belo
Era mesmo
A possibilidade
De perdê-lo
Uma estrela
Ouro do trigo
Anjo invisível
Cometa.

Era tão doce
Como uma pequena
Estória de amor
Contada ao ouvido
Aquele menino
Pequeno príncipe
Que eu vi
Com o olhar essencial
Do coração.

Sandra Fonseca. 
 http://avidaebarbaraa.blogspot.com/2011/02/eu-conheci-o-pequeno-principe.html#links

6 comentários:

  1. Ah, Sandra...e o seu "olhar essencial do coração"...

    ResponderExcluir
  2. Caiu o céu nesse dia, furibundo derramou sobre a terra toda a sua fúria em gotas grossas e em tal número que juntas corriam em cada rua como um rio imenso na pressa de atingir a foz. Sulcaram caminhos, enlamearam estradas, o caos estendia-se do Cazenga ao Porto, na Chicala desmoronavam as chapas, na Cuca vergava-se o velho Imbondeiro, no Benfica a fúria das águas arrastava os candongueiros que pintavam de azul o negro dos charcos.
    Contrariado ao volante, em marcha lenta por valetas e picadas fazia o motor resfolegar no esforço de ultrapassar as lamas e os socalcos cavados pelas gotas insistentes. Transformadas em montanhas russas as estradas cavadas nas lamas punham me o sobrolho carregado competindo em fúria com o céu que explodia em mil raios por cima de mim.
    Numa das prolongadas paragens nas filas intermináveis olho para o lado e observo dois meninos descalços, de singelo calção, um em tronco nu, outro com camisolinha cuja cor não percebia pelo meio do sujo da lama e de dias seguidos de utilização. Sentados na cornija da porta de um barraco, lado a lado, embevecidos olhavam um pacote de bolachas que parcimoniosamente abriam e bolacha a ti, bolacha a mim, dividiam com rigor e justiça alheios à tempestade e com olhar guloso sobre o parco pecúlio que amealharam sabe-se lá onde e como. De repente como se me pressentissem, olharam para mim e ficaram sérios, trocaram uns olhares entre eles sem dizerem nada, um deles levantou-se e acercou-se do meu vidro, pequenino, não tinha mais de seis ou sete anos, acto seguinte esticou o braço com a sua parte das bolachas, abri o vidro:
    - Queres amigo? – Perguntou naquela voz que faz de cada criança um anjo. Respondi-lhe que não com a voz embargada pela emoção que me assaltou. A felicidade evidente naqueles olhos fizeram-me envergonhar da minha fúria. O outro acercou-se do amiguinho, meti a mão ao bolso e tirei os trocos que trazia, coisa pouca mas que a eles lhes garantiria o dia seguinte.
    A fila recomeçou o seu lento arrastar por entre as lamas e árvores fustigadas, os meninos seguiam ao lado do carro aos saltos alegres e felizes gritando nas vozes fininhas uns decibéis acima das bátegas trinantes nas chapas:
    - Amigo, amigo…
    Seguia pensando na chuva benfazeja, na regeneração dos solos férteis e fecundos, as vozes dos meninos violinos na lama anunciando a aurora.

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem.
    Que esse príncipe ganhe asas de anjo e esteja em paz.

    ResponderExcluir
  4. Querida

    linda sua homenagem!!!
    Olha indiquei seu blog para receber um selo,para pega-lo vc deve ir at� o meu e seguir algumas instru�es.Espero que goste.

    http://raspadinhaecarequinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ola minha linda!
    Gostaria de agradeçer a vc e toda a sua familia, pelo apoio, carinho, muito amor.
    Deus sabe o que faz nao è?
    Mas eu sò tenho a agradeçer ao Papai do Cèu, pela oportunidade de conceBer um anjo, que veio pra minha vida, e mim ensinou muito. O aprendizado maior que tive, foi ( ENFRENTAR A TODAS AS DIFICULDADES COM MUITA FÈ, E SORRIR SEMPRE).
    Ainda choro pois tenho muita saudade, mas sou feliz... Foi PERFEITO a vIDA AO LADO DO Pequeno Principe,
    JUAN PEDRO MEU AMOR ETERNO...

    ResponderExcluir
  6. A Cássia obrigada pela indicação vou entrar la.
    O Juan foi um grande aprendizado na vida de todos, voê nao tem que agradecer de nada ele meresce. Muita força pra você e toda sua famila, afinal nada é por acaso. Um super beijo

    ResponderExcluir